Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

cursor

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jornal Televisivo


                Para a apresentação do “Jornal Televisivo”, cada grupo deve buscar maneiras criativas e interessantes de expor suas notícias, pesquisas, reportagens. Se os alunos quiserem, podem imitar os jornais da TV: um jornalista-âncora conduz a apresentação, dando as informações gerais; repórteres transmitem outras informações complementares, fazendo entrevistas, colhendo depoimentos, mostrando desenhos, imagens, etc. No intervalo das notícias, realizarem comerciais, desfiles de moda: passado e presente...

1º GRUPO:      Obra–     Dom Casmurro                                               
                        Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø       Ler o romance e apresentar à turma o enredo do livro.
Ø       Os integrantes do grupo devem expor a opinião sobre o seguinte questionamento: “Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?”
Ø       Escrever uma reportagem sobre o “adultério” no século XIX e nos dias de hoje (de que forma esse tema é tratado perante a Lei).
Ø       Realizar uma pesquisa para saber a opinião de diversas pessoas sobre a questão: “A traição ocorre mais com homens ou mulheres?” (Expor as possíveis causas e consequências desse fato). Quem é mais criticado por trair: Homem ou Mulher?
Ø       Pesquisar e expor alguns casos famosos de traições.
.............................................................................................................
2º GRUPO:    Obra – O Alienista  
                       Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø       Ler integralmente o Conto “O Alienista”.
Ø       Dividir o Conto em partes de modo que a sequência dos fatos narrados permita a produção de pequenas notícias sobre os acontecimentos em Itaguaí.
Ø       Fazer a pessoas de diferentes idades, profissões, nível cultural, etc, a seguinte pergunta: “O que é loucura?”. Anotar as “definições” para serem apresentadas juntamente com as notícias.
Ø       Elaborar um texto apresentando os tipos de loucuras pesquisadas e suas possíveis causas e tratamentos.
Ø       Apresentar a forma como era tratada a loucura no século XIX, fazendo comparações com os dias atuais.
Ø       Sugestão: se o grupo quiser, apresente alguma música com a temática da loucura.
.............................................................................................................
3º GRUPO:      Obra – Memórias póstumas de Brás Cubas        
                          Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø       Ler o romance.
Ø       Ao apresentar o enredo do romance, em forma de notícias, dar importância aos seguintes temas:
1-       A figura feminina: de que forma o autor descreve o comportamento da mulher no que diz respeito aos sentimentos amorosos (O amor está acima dos bens materiais?; A mulher é apresentada de forma concreta ou idealizada?...)
2-       Essência X Aparência: de que modo o autor apresenta o comportamento dos seres humanos em geral (Com que objetivo as pessoas costumam ajudar os outros?; Todos são honestos ou prevalece a dissimulação, o fingimento nos relacionamentos humanos?).
Ø       Pesquisar e apresentar uma figura feminina que se destacou por ter lutado pela igualdade de direitos com os homens, no século XIX (1800-1900), em qualquer área profissional e/ou artística.
Ø       Apresentar situações reais em que o ser humano demonstre seu lado egoísta e desonesto (sugestão: pequenas encenações).
.............................................................................................................
4º GRUPO:       Obra – O cortiço                                           
                          Autor – Aluísio Azevedo
Tarefas:
Ø       Ler o romance.
Ø       Apresentar o enredo do romance em forma de notícias.
Ø       Escolher alguns problemas sociais explorados pelo autor do romance e apresentá-los criativamente
Ø       Escrever uma reportagem sobre o problema da habitação nos grandes centros urbanos, estabelecendo comparações entre a habitação popular no século XIX e hoje (cortiços X favelas).
Ø       Relacionar possíveis soluções para o grave problema da habitação no Brasil.
.............................................................................................................
5º GRUPO:     Obra – O mulato                                           
                        Autor – Aluísio Azevedo
Tarefas:
Ø       Ler o romance.
Ø       Apresentar o enredo do romance em forma de notícias.
Ø       Abordar o problema do preconceito racial no Brasil.
Ø       Pesquisar as leis brasileiras referentes ao preconceito racial.
Ø       Diferenciar: discriminação racial X preconceito racial.
Ø       Informar o modo como o negro é tratado nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Ø       Relacionar algumas celebridades negras: brasileiras e/ou estrangeiras (na política, nas artes, nos esportes...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário