Para a apresentação do “Jornal Televisivo”, cada grupo deve buscar maneiras criativas e interessantes de expor suas notícias, pesquisas, reportagens. Se os alunos quiserem, podem imitar os jornais da TV: um jornalista-âncora conduz a apresentação, dando as informações gerais; repórteres transmitem outras informações complementares, fazendo entrevistas, colhendo depoimentos, mostrando desenhos, imagens, etc. No intervalo das notícias, realizarem comerciais, desfiles de moda: passado e presente...
1º GRUPO: Obra– Dom Casmurro
Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø Ler o romance e apresentar à turma o enredo do livro.
Ø Os integrantes do grupo devem expor a opinião sobre o seguinte questionamento: “Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?”
Ø Escrever uma reportagem sobre o “adultério” no século XIX e nos dias de hoje (de que forma esse tema é tratado perante a Lei).
Ø Realizar uma pesquisa para saber a opinião de diversas pessoas sobre a questão: “A traição ocorre mais com homens ou mulheres?” (Expor as possíveis causas e consequências desse fato). Quem é mais criticado por trair: Homem ou Mulher?
Ø Pesquisar e expor alguns casos famosos de traições.
.............................................................................................................
2º GRUPO: Obra – O Alienista
Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø Ler integralmente o Conto “O Alienista”.
Ø Dividir o Conto em partes de modo que a sequência dos fatos narrados permita a produção de pequenas notícias sobre os acontecimentos em Itaguaí.
Ø Fazer a pessoas de diferentes idades, profissões, nível cultural, etc, a seguinte pergunta: “O que é loucura?”. Anotar as “definições” para serem apresentadas juntamente com as notícias.
Ø Elaborar um texto apresentando os tipos de loucuras pesquisadas e suas possíveis causas e tratamentos.
Ø Apresentar a forma como era tratada a loucura no século XIX, fazendo comparações com os dias atuais.
Ø Sugestão: se o grupo quiser, apresente alguma música com a temática da loucura.
.............................................................................................................
3º GRUPO: Obra – Memórias póstumas de Brás Cubas
Autor – Machado de Assis
Tarefas:
Ø Ler o romance.
Ø Ao apresentar o enredo do romance, em forma de notícias, dar importância aos seguintes temas:
1- A figura feminina: de que forma o autor descreve o comportamento da mulher no que diz respeito aos sentimentos amorosos (O amor está acima dos bens materiais?; A mulher é apresentada de forma concreta ou idealizada?...)
2- Essência X Aparência: de que modo o autor apresenta o comportamento dos seres humanos em geral (Com que objetivo as pessoas costumam ajudar os outros?; Todos são honestos ou prevalece a dissimulação, o fingimento nos relacionamentos humanos?).
Ø Pesquisar e apresentar uma figura feminina que se destacou por ter lutado pela igualdade de direitos com os homens, no século XIX (1800-1900), em qualquer área profissional e/ou artística.
Ø Apresentar situações reais em que o ser humano demonstre seu lado egoísta e desonesto (sugestão: pequenas encenações).
.............................................................................................................
4º GRUPO: Obra – O cortiço
Autor – Aluísio Azevedo
Tarefas:
Ø Ler o romance.
Ø Apresentar o enredo do romance em forma de notícias.
Ø Escolher alguns problemas sociais explorados pelo autor do romance e apresentá-los criativamente
Ø Escrever uma reportagem sobre o problema da habitação nos grandes centros urbanos, estabelecendo comparações entre a habitação popular no século XIX e hoje (cortiços X favelas).
Ø Relacionar possíveis soluções para o grave problema da habitação no Brasil.
.............................................................................................................
5º GRUPO: Obra – O mulato
Autor – Aluísio Azevedo
Tarefas:
Ø Ler o romance.
Ø Apresentar o enredo do romance em forma de notícias.
Ø Abordar o problema do preconceito racial no Brasil.
Ø Pesquisar as leis brasileiras referentes ao preconceito racial.
Ø Diferenciar: discriminação racial X preconceito racial.
Ø Informar o modo como o negro é tratado nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Ø Relacionar algumas celebridades negras: brasileiras e/ou estrangeiras (na política, nas artes, nos esportes...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário