O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IF Farroupilha, de acordo com a legislação vigente, torna público o Edital de Abertura das inscrições ao Processo Seletivo 2012/1, no período de 16 de setembro a 02 de novembro de 2011, para ingresso de alunos nos Cursos Técnicos de Nível Médio, dos campi: Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul.
1. VAGAS
1.1 Os Cursos Técnicos de Nível Médio que estão sendo ofertados estão dispostos no Anexo II e a escolaridade exigida pelo candidato está disposta no Anexo I deste Edital.
1.2. A reserva de vagas nos Cursos Técnicos atende ao Decreto nº 3298/90 que assegura o mínimo de vagas a pessoas com deficiência e a Resolução 039/2011 do IF Farroupilha que contempla as Ações Afirmativas.
Dessa forma, o Processo Seletivo reserva vagas para:
• A: candidatos portadores de deficiência (5% das vagas em cada curso e em cada modalidade);
• B: candidatos afrodescendentes (5% das vagas em cada curso e em cada modalidade);
• C: candidatos indígenas (5% das vagas em cada curso e em cada modalidade);
• D: candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública, conforme o item 1.6 deste Edital (35% das vagas em cada curso e em cada modalidade);
• E: candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública Rural, conforme o item 1.7 deste Edital (35% das vagas em cada curso e em cada modalidade);
• F: para candidatos que não se enquadrem em nenhuma das opções anteriores;
1.3. O candidato, na condição de deficiente, deverá estar de acordo com o Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296/2004 e a legislação vigente. Se for classificado, deverá entregar, no ato da matrícula, um Laudo Médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença (CID).
1.4. O candidato, na condição de afrodescendente (segundo classificação do IBGE), deverá fazer a opção no Formulário de Inscrição. Se for classificado no Processo Seletivo 2012/1, deverá entregar, no ato da matrícula, devidamente assinada, declaração de que é afrodescendente.
1.5. O candidato, na condição de indígena, deverá fazer a opção no Formulário de Inscrição. Se for classificado no Processo Seletivo 2012/1, deverá entregar, no ato da matrícula, o Registro Administrativo de Índio (Certidão de Nascimento emitido pelo órgão competente), a Declaração de
Procedência de Reserva Indígena, para residente em aldeias ou a comprovação de residente em território urbano.
1.6. O candidato que desejar participar da cota Escola Pública, deverá fazer a opção no Formulário de Inscrição. Somente poderá concorrer:
a) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso, na modalidade concomitância externa, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público;
b) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso de nível médio, na modalidade subsequente, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) e o Ensino Médio (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público;
c) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso de nível médio, na modalidade integrado, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público.
1.7. O candidato que desejar participar da cota Escola Pública Rural (opção E do item 1.2), deverá fazer a opção no Formulário de Inscrição. Somente poderá concorrer:
a) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso, na modalidade concomitância externa, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público rural;
b) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso de nível médio, na modalidade subsequente, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) e o Ensino Médio (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público rural;
c) O candidato que se inscrever a uma vaga de um curso de nível médio, na modalidade integrado, que tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental (ou estudos equivalentes) em instituição de ensino público rural.
1.8. O candidato que não se enquadra em nenhuma das opções descritas nos itens 1.2, 1.3, 1.4, 1.5 e 1.6 devem se candidatar ao Processo Seletivo na Opção F, conforme item 1.2.
1.9. Antes de escolher uma das opções relacionadas, o candidato deverá verificar se o seu caso está de acordo com as normas exigidas; do contrário, se classificado, perderá o direito à vaga.
2. INSCRIÇÃO
2.1. A inscrição ao Processo Seletivo para ingresso de alunos no IF Farroupilha 2012/1 será realizada em duas etapas: processo de inscrição e pagamento do boleto bancário.
2.1.1. Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deve OBRIGATORIAMENTE ler com atenção este Edital e o Manual do Candidato, pois qualquer erro de preenchimento é de sua inteira responsabilidade, não cabendo depois a alegação de equívoco.
2.1.2. A inscrição é realizada via Internet, no endereço eletrônico do IF Farroupilha (http://www.iffarroupilha.edu.br), e estará disponível aos candidatos no período de 16 de setembro de 2011 a 02 de novembro de 2011.
2.1.3. Caso o candidato não possua acesso à internet para efetuar sua inscrição, será disponibilizado o acesso nos campi, conforme endereços constantes no Anexo III, deste Edital.
2.1.4. O candidato deve ter obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para realizar sua inscrição.
2.1.5. O candidato ao Processo Seletivo deve:
• indicar uma única e definitiva opção de curso, relacionada com o campus para o qual deseja concorrer;
• indicar a opção pela qual deseja concorrer, descrita no item 1.2;
2.2. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) e deverá ser paga até a data de vencimento, descrita no Boleto Bancário, gerado durante a inscrição do candidato; sendo o pagamento, preferencialmente, efetuado nas Casas Lotéricas ou nas Agências da Caixa Econômica Federal. NÃO será aceito
pagamento por meio de depósito ou transferência entre contas.
2.3. Caso o candidato decida modificar dados informados no Formulário de Inscrição, deverá efetuar nova inscrição, com novo pagamento.
2.4. Será homologada somente a última inscrição paga.
2.4.1. Não será permitida, em hipótese alguma, que o candidato concorra a mais de um curso, de mesmo nível.
2.5. Não será devolvido o valor da taxa de inscrição do candidato, em hipótese alguma.
2.6. O IF Farroupilha não se responsabilizará por pedidos de inscrição ou pagamento de taxa de inscrição não recebida, por motivos de ordem técnica dos computadores, por falhas de comunicação, por congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
3. ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
3.1. O candidato que desejar isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá ler na íntegra o Edital de Isenção do Processo Seletivo 2012/1, disponível no sítio do IF Farroupilha (www.iffarroupilha.edu.br).
3.1.1. O candidato poderá solicitar isenção no período de 16 de setembro a 05 de outubro de 2011.
3.2. A divulgação dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será disponibilizada no sítio http://www.iffarroupilha.edu.br, no dia 25 de outubro de 2011.
4. ATENDIMENTO ESPECIAL PARA CANDIDATOS
4.1. O candidato deve informar, no processo de inscrição, se precisa de atendimento específico no dia da prova. Após preencher o Formulário de Inscrição, deverá comunicar, pelo e-mail:
copesel@iffarroupilha.edu.br, até o dia 02 de dezembro de 2011, a sua necessidade específica. Deverá também, encaminhar o Atestado Médico que comprove a necessidade da condição especial, para a realização da prova, em um envelope devidamente identificado na parte externa, para o Setor de Registros Acadêmicos do Instituto Federal Farroupilha – campus de sua inscrição, até o dia 09 de dezembro de 2011.
4.1.1. Ao preencher o Formulário de Inscrição o candidato que optou pela opção A, do item 1.2, poderá solicitar tempo adicional para realização da Prova, conforme Decreto nº 3298/90.
4.1.1.1. Esse tempo adicional será de no máximo de 1 hora para a Prova Objetiva.
4.2. A COPESEL, caso julgar necessário, poderá entrar em contato com o candidato para prestar melhor atendimento, portanto, é importante informar corretamente o(s) número(s) de telefone(s) e e-mail para facilitar a comunicação.
4.3. O atendimento às condições especiais fica sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade da solicitação.
5. LISTAGEM DOS HOMOLOGADOS E LOCAL DE PROVA
5.1. A COPESEL divulgará no sítio do IF Farroupilha (http://www.iffarroupilha.edu.br), no dia 22 de novembro de 2011, a lista com os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas. É obrigatório
que o candidato confira seus dados.
5.2. O candidato terá sua inscrição homologada, após a verificação, pelo Instituto Federal Farroupilha, do pagamento da taxa de inscrição, junto ao banco.
5.2.1. Caso haja inscrição em duplicidade, será considerada a paga.
5.2.2. Caso exista mais de uma inscrição paga, será considerada a da última data, conforme cita o item 2.4 desse Edital.
5.3. É responsabilidade do candidato conferir se o seu nome consta na listagem de inscrições homologadas; caso não conste, terá o dia 23 de novembro de 2011, para interpor recurso. Se não o fizer, não poderá realizar a prova.
5.4. Os recursos sobre a homologação das inscrições devem ser enviados para o e-mail da COPESEL:
copesel@iffarroupilha.edu.br.
5.5. No dia 24 de novembro de 2011 será divulgado, no sítio do IF Farroupilha (www.iffarroupilha.edu.br), o resultado dos recursos da homologação das inscrições. Será essa a lista definitiva dos candidatos homologados para o Processo Seletivo 2012/1, que prestarão prova concorrendo a uma vaga de Curso Técnico.
5.6. No dia 01 de dezembro de 2011, serão divulgados no sítio do IF Farroupilha (http://www.iffarroupilha.edu.br), os locais das provas e salas para candidatos com inscrição homologada nos Cursos Técnicos de Nível Médio.
6. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
6.1. A participação do candidato no Processo Seletivo para ingresso de alunos nos Cursos Técnicos de Nível Médio do IF Farroupilha 2012/1 só é permitida mediante sua identificação; caso contrário, NÃO poderá realizar a prova.
6.2. O candidato deve OBRIGATORIAMENTE apresentar, no dia em que realizar prova, um documento de identificação válido, conforme lista a seguir:
• Carteira de Identidade ou documento com foto recente, que poderá ser qualquer um destes:
Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto); Carteira expedida por Conselhos Regionais e Federações Trabalhistas (OAB, CREA, CRM, etc.);
Carteiras expedidas pelos Comandos Militares; Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública; Carteiras expedidas pelos Institutos de Identificação; Carteiras expedidas pelos Corpos de Bombeiros Militares; Carteiras funcionais do Ministério Público e as expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identificação; Certificado de Reservista;
Passaporte.
6.2.1. O candidato que não apresentar um desses documentos NÃO poderá ingressar na sala.
6.3. O candidato de nacionalidade estrangeira deverá apresentar, OBRIGATORIAMENTE, no dia da prova do Processo Seletivo e na matrícula, o original da cédula de identidade de estrangeiro (RNE – Registro Nacional do Estrangeiro) com foto, que comprove condição temporária ou permanente no país.
6.4. O documento apresentado pelo candidato deve ter a fotografia e os dados claramente identificáveis. NÃO é aceita cópia de documento, ainda que autenticada em cartório.
6.5. Em caso de roubo ou perda de documentos, o candidato poderá realizar a prova, desde que apresente boletim de ocorrência policial (este documento tem 30 dias de validade, a contar a data da ocorrência).
7. CONSTITUIÇÃO DAS PROVAS
7.1. Prova Objetiva será realizada no dia 18 de dezembro de 2011, com início às 8h30min. Ela será interdisciplinar, de acordo com as áreas previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).
7.1.1. Para Cursos Técnicos – Modalidade: Integrado, Concomitância Externa e Concomitância Interna, a prova objetiva terá 40 questões, assim distribuídas:
a.1) 08 questões de Língua Portuguesa;
a.2) 08 questões de Matemática;
a.3) 08 questões de Geografia;
a.4) 08 questões de História;
a.5) 08 questões de Ciências.
7.1.2. Para Cursos Técnicos – Modalidade: Subsequente, a prova objetiva terá 50 questões, assim distribuídas:
b.1) Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
b.1.1) 06 questões de Língua Portuguesa;
b.1.2) 03 questões de Literatura Brasileira;
b.1.3) 05 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
b.2) Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
b.2.1) 05 questões de Matemática;
b.2.2) 05 questões de Biologia;
b.2.3) 05 questões de Química;
b.2.4) 05 questões de Física.
b.3) Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
b.3.1) 05 questões de Geografia;
b.3.2) 05 questões de História;
b.3.3) 03 questões de Filosofia;
b.3.4) 03 questões de Sociologia.
7.2. Os conteúdos programáticos da prova objetiva estarão disponíveis no Manual do Candidato, que será divulgado no site http://www.iffarroupilha.edu.br.
8. PROVA OBJETIVA
8.1. O candidato terá o tempo máximo de 4 (quatro) horas para a realização da prova objetiva, exceto candidatos que se enquadram o item 4.1.1. O cartão-resposta definitivo da prova objetiva será recebido pelo candidato no início da prova, juntamente com as orientações da prova.
8.2. O candidato só poderá entregar a prova, juntamente com o cartão-resposta definitivo aos fiscais, após 1 (uma) hora do início da prova, levando-a consigo.
8.3. O candidato deverá comparecer ao local da prova com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência do início da mesma.
8.4. Durante a realização da prova, os últimos três candidatos deverão permanecer na sala, a fim de testemunharem o lacre dos malotes.
8.5. O candidato que comparecer em outro local, diferente daquele indicado para realizar sua prova (Listagem dos Locais de Prova), NÃO pode participar do Processo Seletivo.
8.6. Não haverá, em hipótese alguma, realização de prova fora do período especificado.
8.7. Realização da prova objetiva:
8.7.1. Para realizar a prova objetiva, o candidato recebe um caderno de questões, um cartão-rascunho e um cartão-resposta definitivo, que devem ser preenchidos nos locais indicados. O cartão-resposta definitivo não será substituído, sob hipótese alguma.
8.7.2. O candidato deve preencher completamente os espaços reservados para resposta das questões de múltipla escolha. Respostas das questões de múltipla escolha em branco, com mais de uma marcação ou marcadas indevidamente são desconsideradas.
8.7.3. Até o horário final da prova, é responsabilidade exclusiva do candidato entregar, OBRIGATORIAMENTE, aos fiscais de sala o cartão-resposta definitivo assinado, no momento em que assinar a lista de presença. O candidato poderá ficar com o cartão-rascunho e a prova objetiva.
9. RESULTADOS
9.1 O gabarito da prova objetiva será publicado no sítio www.iffarroupilha.edu.br, no dia seguinte à realização da mesma.
9.2. A data para interposição de recurso relativo às questões da prova será dia 20 de dezembro de 2011, devendo o candidato enviar o recurso para o e-mail: copesel@iffarroupilha.edu.br, com a sua identificação e a fundamentação teórica que justifique a anulação ou modificação de gabarito. Esta fundamentação deverá contemplar os itens indicados no Manual do Candidato.
9.3. A divulgação de resultados dos recursos da prova objetiva dos Cursos Técnicos de Nível Médio, dar-se-á no dia 23 de dezembro de 2011, através do sítio http://www.iffarroupilha.edu.br.
10. CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
10.1. Para a classificação do candidato será considerada a opção feita no ato da inscrição.
10.2. A classificação dos candidatos aos Cursos Técnicos de Nível Médio dar-se-á em ordem decrescente dos resultados obtidos na prova, por ações afirmativas e a reserva de vagas para pessoas com deficiência.
10.2.1. Na classificação final dos candidatos, em caso de igualdade de resultados, o candidato com maior idade será o selecionado.
10.3. Caso haja vagas remanescentes da Escola Pública Rural (opção E) do item 1.2, essas irão automaticamente para Escola Pública.
10.4. Caso as vagas destinadas às opções A, B, C, D ou F do item 1.2 não venham a ser preenchidas, as mesmas serão ocupadas por candidatos da Lista Geral (Lista de todos os candidatos classificados, por ordem decrescente de pontuação e, no caso de empate, será considerado o candidato de maior idade).
10.5. Se houver questão anulada pela COPESEL, essa questão será computada como alternativa certa a todos os candidatos.
10.6. A lista definitiva dos candidatos aprovados em 1ª chamada será divulgada, a partir do dia 13 de janeiro de 2012, no sítio www.iffarroupilha.edu.br. As chamadas posteriores (caso haja necessidade)
serão divulgadas, conforme cronograma especificado, no Manual do Candidato, no sítio do IF Farroupilha.
10.7. As datas e a documentação exigida para realização da matrícula estão especificados no Manual do Candidato.
11. DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
11.1. Será desclassificado o candidato que:
11.1.1. Não comparecer ao local e horário de prova previamente estipulado no Manual do Candidato;
11.1.2. Não entregar o cartão-resposta definitivo;
11.1.3 . Nos Cursos Técnicos de Nível Médio, modalidade Subsequente, atingir menos de três acertos por área do conhecimento, conforme item 7.1.2;
11.1.4. Nos Cursos Técnicos de Nível Médio, nas modalidades Integrado, Concomitância Interna e Concomitância Externa, zerar alguma das disciplinas constantes no item 7.1.1.
12. ORIENTAÇÕES GERAIS
12.1. O extrato deste Edital será publicado no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação do Estado e no sitio da instituição (http://www.iffarroupilha.edu.br).
12.2. O cronograma encontra-se no manual do candidato e pode sofrer alterações, mediante prévia divulgação no sítio do IF Farroupilha (http://www.iffarroupilha.edu.br).
12.3. Para o funcionamento de um curso, deverão ser preenchidas, no mínimo, 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas.
12.3.1. Caso o valor encontrado no cálculo do item 12.3 não for inteiro, para fins de arredondamento, o valor encontrado assumirá o inteiro imediatamente posterior.
12.4. É de exclusiva responsabilidade do candidato, manter-se informado sobre Editais, Retificação de Editais, Normas Complementares, Avisos e Chamadas Oficiais do Processo Seletivo 2012/1, para ingresso de alunos no IF Farroupilha, e de todas as etapas da confirmação de vaga, sempre
disponibilizados no endereço eletrônico http://www.iffarroupilha.edu.br.
12.5. O preenchimento correto de todos os documentos que fazem parte do Processo Seletivo para 2012/1 é de inteira responsabilidade do candidato.
12.6. O Manual do Candidato contém normas e esclarecimentos mais detalhados, relativos à sistemática de inscrição, etapas destinadas à classificação, sendo OBRIGATÓRIO ao candidato acessá-lo e ler para conhecimento das normas gerais, antes de iniciar o processo de inscrição.
12.7. A constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula.
12.8. Os resultados obtidos no Processo Seletivo 2012/1 têm validade somente para ingresso de alunos no primeiro semestre, do ano letivo de 2012.
12.9. As disposições contidas no Manual do Candidato integram o presente Edital.
12.10. Os casos omissos serão resolvidos pela COPESEL.
Santa Maria/RS, 14 de setembro de 2011.
CARLOS ALBERTO PINTO DA ROSA
REITOR PRO TEMPORE – PORT. MEC 48/2009
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário